Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2023

Dom Pedro: Merenda escolar de baixa qualidade revolta pais de alunos

Imagem
 Alunado da cidade de Dom Pedro tem sofrido com a falta e com a má qualidade de merenda escolar. A gestão que prometeu não falar e fazer, só fala e não faz, e as consequências chegaram nas escolas municipais. Os alunos da rede municipal de ensino, tem sofrido com a baixa qualidade e insuficiência nutricional da merenda escolar, nessa matéria, mostraremos o cardápio pobre que foi servido durante a última semana nas escolas do município. Na terça-feira, foi servido arroz com açafrão e água. Na quarta-feira, suco de pacote com três biscoitos água e sal. Na quinta-feira, arroz com “bacon”, sem bacon como podemos ver na imagem. A maioria desses estudantes passa boa parte da vida em uma sala de aula. Para os alunos em vulnerabilidade social, o almoço na escola é, muitas vezes, a única refeição do dia.   O que vemos é que tem sido servido alimentos sem nutrição por causa do baixo valor, as escolhas de alimentos para a merenda escolar muitas vezes são suco ou leite, e bolacha, doce ou salgada.

Dom Pedro: Mais casos de negligência médica relatados por pacientes do Hospital Geral

Imagem
  Circulou pelas redes sociais Instagram e Whatsapp, mais relatos da precariedade na saúde pública em Dom Pedro, o que demostra a ineficiência no atendimento do Hospital Geral do município na gestão Galego Mota. Como podemos ver, nesse primeiro relato o paciente demostra indignação como o hospital, pois o mesmo sofreu um acidente onde teve uma forte pancada na cabeça e durante o atendimento, não queriam aplicar nem mesmo uma injeção, o que só foi possível após muita insistência. Continuou relatando que após ser medicado, o mesmo foi mandado pra casa sem nenhum encaminhamento para exames, nem mesmo um raio X. Após 48 horas do atendimento, o mesmo relata que sentia fortes dores e o inchaço se mantinham, o que seus familiares decidiram levar ao Hospital Socorrão na cidade vizinha, Presidente Dutra, e que lá foi indicado a fazer uma tomografia, e o resultado foi traumatismo craniano, felizmente não foi caso pra cirurgia, porém terá que ficar em tratamento e repouso durante quatro meses.

Dom Pedro: Suspeita de negligência médica pode ter sido principal fator de ÓBITO um homem

Imagem
 Falta de médico no hospital geral de Dom Pedro, pode ter sido a causa principal do falecimento de um cidadão. De acordo com as informações, na manhã desta sexta feira 17/11 um senhor (Mantemos o nome em sigilo por respeito à família) que estava a trabalho no povoado Pedro I (Mata Velha) sofreu um acidente, ao solicitarem o atendimento, a ambulância teria demorado por volta de 30 minutos para prestar socorro, ato contínuo, ao chegar ao Hospital Geral de Dom Pedro para os primeiros atendimentos, pessoas que estavam presentes no local nos informaram que não tinha médico, e o paciente ficou por mais de uma hora na espera até decidirem levar ao Socorrão em Presidente Dutra, porém infelizmente, o homem chegou a falecer durante o percurso, chegando ao Socorrão já sem vida. Infelizmente a realidade da saúde em Dom Pedro tem sido só de notícias ruins, pois muitos cidadãos tem reclamado de serem mau atendidos, reclamam de não ter remédios básicos, outros ainda de serem tratados com grosseria po

Dom Pedro: Merenda escolar de péssima qualidade e sem nenhum valor nutritivo

Imagem
 Além do impacto na saúde, a alimentação escassa ou de baixa qualidade interfere na aprendizagem das crianças Com certeza. A merenda muitas vezes é a única alimentação que as crianças têm durante o dia. Pelo desemprego, e muitas famílias de baixa renda ou sem renda, a merenda escolar é um acréscimo para favorecer uma vida melhor das crianças que muitas vezes só têm esse tipo de alimentação. A falta de oferta desse alimento só vai agravar os níveis de insegurança alimentar que já estamos vendo em Dom Pedro. A falta de vários nutrientes pode afetar até a fisiologia do corpo, Uma alimentação com falta de vitamina A pode repercutir na acuidade visual das crianças, são crianças que não vão conseguir enxergar direito. A falta de proteínas, de elementos energéticos, faz com que ela se torne mais sonolenta. A fome causa irritabilidade nas crianças e repercute também na questão motora e cognitiva. Infelizmente a relaidade nas escolas municipais de Dom Pedro, a merenda de baixa qualidade e sem n

Dom Pedro: Situação sem água chega ao extremo

Imagem
A falta d’água e a inércia do prefeito Galego Mota em resolver o problema, chegou a tal ponto que até furto de água aconteceu, o que levou a sociedade civil a começar a organizar um protesto A manifestação de uma cidadã em grupo de whatsapp mostrou a que ponto o problema de falta d’água chegou, na manhã desta segunda feira 06/11, uma cidadã moradora das proximidades da escola grupinho relatou que a água que ela tinha em estoque para os afazeres diários, teria sido roubada durante a madrugada. Isso levantou debates em grupos de whatsapp por parte dos cidadãos de bem, que tem sofrido com o mesmo problema, assim, parte da sociedade começou a divulgar pelas redes sociais, um flyer, convocando os dom-pedrenses para organizarem uma manifestação, conforme podemos ver abaixo. Com o povo unido e nas ruas, veremos se o prefeito continuará inerte e alheio à situação caótica que se encontra.